Vinho - 13.Ago -

Cientista descobre maneira "cientificamente correta" de servir champanhe


Um professor francês anunciou que há uma maneira "cientificamente correta" de servir champanhe em uma taça. Segundo ele, deve-se derramar o champanhe exatamente da mesma maneira como se faz com uma garrafa de refrigerante ou com uma garrafa de cerveja: inclinando o copo.

Embora a técnica seja um tanto instintiva para barmans e garçons de todo o mundo, o Professor Gerar Liger-Belair dedicou meses de estudo para descobrir qual seria a melhor forma de transferir o líquido do frasco para a taça.

Junto com seus colegas da Universidade de Reims, o cientista realizou uma série de testes, que incluíam até o uso de equipamentos de termografia, para calcular quanto dióxido de carbono foi perdido durante o processo de servir.

Eles usaram dois métodos diferentes na hora de servir, em três temperaturas distintas:

Primeiro método

O primeiro envolveu derramar o champanhe diretamente no meio da taça. "O método de Champagne", disse ele. Segundo o professor Liger-Belair esta é a forma utilizada por anfitriões nervosos. "Eles derramam de pouco em pouco, dando tempo da espuma abaixar até enchê-lo de novo até o topo", explicou.

Segundo método

A outra forma testada pelo professor, foi derramar champanhe com o copo inclinado para a garrafa, da mesma forma como se serve cerveja.

Eles descobriram que esse método de servir preserva até duas vezes mais dióxido de carbono, substância crucial para o sabor e a "sensação de boca" do espumante.

Os pesquisadores também descobriram que servir o champanhe nas temperaturas mais frias (cerca de 3,8º C) também ajuda a reduzir a perda de dióxido de carbono.

Apesar da pesquisa do professor ser, realmente, impressionante, especialistas de outro tipo não parecem estar tão certos sobre o resultado.

Mark Jenner, o "chefe" dos barmans de um hotel em Londres, que serve mais de 80 tipos de champanhe, disse que não tem certeza se a descoberta do professor é surpreendente. "Ensinamos todos os nossos empregados a derramar delicadamente, enquanto inclinam a taça", disse ele. Quanto à refrigeração da bebida, ele ressaltou que deixa-l a 3,8º C é importante para champanhes sem safra. Já aqueles com safra é preciso servir a temperaturas mais quentes.

ESPECIAL:A juventude do champanhe - Personagem principal em comemorações e festas de fim de ano, o champanhe entrou no gosto da juventude e hoje é o grande protagonista das baladas

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Brasil é destaque no mercado de vinhos orgânicos, diz especialista

+ Com produção reduzida, Austrália assiste suas exportações crescerem

+ Lenda do rock, Randy Rhoads ganha vinho em sua homenagem

+ Vinícola Garibaldi está presente na novela das nove na Globo

+ Caixas de vinho podem evitar sabores indesejados na bebida

Da redação

Publicado em 13 de Agosto de 2010 às 08:34


Notícias