Vinho - 9.Abr.

Cientistas estudam crustáceos para melhorar a qualidade do vinho

Um microbiologista da Universidade de Washington que estuda vinhos e sua equipe estão realizando estudos com crustáceos para melhorar a qualidade do vinho.

divulgação

O estudo, desenvolvido com a colaboração de vinícolas da região, usa a quitosana, um produto químico de produção natural derivado das conchas de crustáceos quitinosos para conter o crescimento de fungos.

Um dos fungos mais conhecidos é o Brettanomyces, conhecido como "Brett", que se prolifera nos tanques de fermentação e causa mau cheiro e variações desagradáveis no sabor do vinho.

A estudante de doutorado e parte da equipe, Biljana Petrova, explica que a quitosana aglutina as células do fungo, que se unem, vão para o fundo do tanque e se separam naturalmente do vinho, como acontece com óleo e água.

Petrova disse quitosana já é usada na  na Europa para reduzir o teor de metais pesados ​​e o impacto desses metais no vinho. "A empresa que vende lá quer registrá-lo para uso nos EUA. Eles precisam de dados científicos para demonstrar sua segurança e eficácia, a fim de obtê-lo e aprová-lo aqui", acrescenta ela.

Encontrado no vinho tinto novo composto que bloqueia células de gordura