Vinho - 22.Set - Classificação dos melhores vinhos

Classificação de vinhos Cru Bourgeois 2009 é anunciada

por Redação

A lista Cru Bourgeois 2009 foi anunciada - ao mesmo tempo em que autoridades estão decidindo se devem ajustar o sistema agora, em seu secundo ano.

OMelhorVinho.com.br - Ficou com vontade de um tinto de Medoc? Que tal um Château Carrone, que ficou entre os melhores na lista de 2009?

Divulgação
Para a safra de 2009, 246 châteaux foram listados oficialmente como Cru Bourgeois, de 304 que se aplicaram.

A lista final inclui 19 propriedades de St Estephe, cinco em Pauillac, nove em Margaux, 16 em Moulis, 13 em Listrac, 85 em Haut Medoc e 99 em Medoc.

Nesse ano as propriedades apresentaram consideravelmente mais garrafas para inspeção que em 2008: 32 milhões em oposição a 25 milhões de antes, disse Frederique de Lamothe, diretora da Alliance des Cru Bourgeois du Medoc. Para ela, isso é reflexo da qualidade da safra.

Com novas regras para a seleção, a qual foi ratificada em tempo para a avaliação da safra 2008, as propriedades podem apresentar diversas amostras correspondendo ao que elas consideram níveis mínimos e máximos de qualidade para a Cru Bourgeois. As amostras são provadas às cegas por um júri, a fim de estabelecer padrões de referência com os quais os vinhos são julgados.

Frederique de Lamothe disse que tinha "confiança" na lista, notando que autoridades em St Emilion - cuja própria classificação foi polêmica - estavam em contato com Bureau Veritas, o corpo independente que monitora o processo de seleção.

Uma nova classificação poderia ser adicionada, nos moldes da anterior Cru Bourgeois Exceptionnel. A lista atual é ampla: as propriedade simplesmente tem o direito de se nomear Cru Bourgeois. A ideia de analisar propriedades a cada três ou quatro anos, ao invés de anualmente, também foi debatida.

Confira aqui a lista Cru Bourgeois inteira.

MAIS: Cru Bourgeois: o Bordeaux nosso de cada dia

Mais notícias sobre vinhos...

+ Marca de vinhos da Califórnia cria competição para varejistas britânicos

+ Pesquisa americana sugere escassez de uva nos próximos anos devido a clima mais frio

+ Vinicultores de Bordeaux alegram-se com safra de menor qualidade

+ Especialistas em espumantes ministraram palestras em simpósio

+ Consumidores ainda têm suas dúvidas quanto a vinhos de baixo teor alcoólico

palavras chave

Notícias relacionadas