Revista ADEGA
Busca

30.Jul - Clima

Clima chuvoso pode afetar colheita de vinhos em Nova Iorque


Muita chuva pode prejudicar colheita de uvas
O clima chuvoso de julho coloca uma grande pressão nos cultivadores de uvas vitiviníferas do estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

"O clima está bastante úmido. E a umidade cria problemas, como a presença de fungos, insetos e diferentes tipos de doença", afirmou James Nocek, proprietário de um vinhedo na cidade de Skaneateles, localizada a 140 quilômetros da capital, Albany. "Estamos cerca de 10% abaixo da nossa expectativa de crescimento para essa época".          

De fato, algumas vinícolas informam que a continuação das chuvas - que já castigaram os vinhedos locais pelo menos 22 vezes este mês - poderá representar o "azedamento das uvas" para os cultivadores. O excesso de precipitações, se o não for acompanhado de calor, pode afetar o gosto, diluindo o açúcar e o aroma das frutas.          

O especialista em uvas Hans Walter-Peterson diz que desde que as uvas permaneçam secas, não há nada a se temer. "Um dos fatores que contribuem é o frio acima do normal". "Se tivéssemos um clima úmido mais quente seria melhor para combater as doenças, mas, a maioria dos vinhedos que eu visitei parecem bastante bem, considerando as ameaças de doenças que existem lá".   

A chuva tem efeito distinto em cada tipo de uva. O cacho de uvas Pinot é muito mais apertado que os de outras, o que faz com que as chuvas tornem essa varidade muito mais suscetível à doenças.  "Ainda há boas chances para que tenhamos uma boa colheita", diz Walter-Peterson. "O melhor período para nós deve ser entre agosto e setembro, quando temos um clima quente, úmido, ensolarado e seco", conclui.   

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola espanhola lança programa de fidelidade
+ Acordo de livre comércio incentiva comércio de vinhos na Coréia do Sul
+ "Novo Mundo" cria aliança para promover seus vinhos
+ O Melhor Vinho do dia: Do anfitrião Obama para os convidados chineses!
+ Vinho rosé impulsiona mercado alemão


Redação
Publicado em 30/07/2009, às 08h40 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias