Revista ADEGA
Busca

31 Ago -Ambiente

Clima traz safra de uva rentável para a região de Tulare


A economia ainda em tempos de crise, a chuva leve durante o amadurecimento da vinha, o clima favorável da região e o solo fértil contribuíram para que as uvas continuassem no topo da lista de commodities do Condado de Tulare, na Califórnia. O valor total da venda de uvas subiu para mais de 10 milhões de dólares entre 2007 e 2008.

A razão? "Ano passado choveu bem pouco, então muito mais uvas puderam ser colhidas", concluiu o presidente de um vinhedo da região. A área total de plantio de vinhas caiu quase dois mil acres de 2007 para o ano seguinte, no entanto, a produção por hectare aumentou.

Um vinicultor local, Eric Shannon, acredita que uma das razões para a safra estar indo tão bem na região é a economia. Segundo ele, os consumidores estão aprendendo a diversificar, procurando produtos mais baratos. "O segmento de vinhos que é vendido por $10 ou menos está indo bem na economia atual, porque as pessoas ainda estão comprando vinhos, mas simplesmente não querem mais gastar tanto dinheiro" acrescentou Shannon.

Produtores locais acreditam que a fórmula para uma boa colheita são temperaturas adequadas. Tempo quente tende a baixar o teor de açúcar da uva e seu tempo de maturação. Chuvas na época da colheita também podem deixar a fruta menos doce, já que o açúcar estará mais "diluído". As noites frias, características da região, é um de seus pontos fortes: elas ajudam a trazer pigmentação mais forte para a uva.

"Nós geralmente temos uma safra de alta qualidade, que suporta ser exportada para o mundo inteiro. Normalmente conseguimos sustentar a qualidade que os clientes procuram. Aqui não existem altos e baixos. Temos uma indústria especialista em crescimento de uvas, que vem sido transmitida de geração em geração" finalizou a vice-presidente de marketing internacional da Califórnia Table Grape Comission (Comissão encarregada de serviços de marketing e publicidade).

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Após crescimento das exportações, África do Sul pode enfrentar escassez de vinho

+ Pesquisa mostra que jovens estão mais familiarizados com vinhos

+ Começa colheita em Bordeaux

+ Centro de pesquisa de vinícolas é inaugurado em Portland

+ Preferência por um ou outro vinho pode revelar a personalidade do consumidor

Redação
Publicado em 31/08/2009, às 14h07 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias