Revista ADEGA
Busca

Vinho - 09.Ago - Espera

Colheita atrasada na Califórnia tira sono de vinicultores


Uma nervosa espera está tirando o sono dos vinicultores das regiões de Sonoma Coast e Russian River Valley, nos Estados Unidos. Os produtores estão aguardando para saber os resultados de sua colheita deste ano, após um verão de temperaturas atípicas.  

Um sistema de baixa pressão na costa norte da Califórnia criou condições meteorológicas extremamente incomuns nessas áreas durante toda a estação. Nevoeiros e temperaturas entre 15º C e 21º C foram predominantes no verão, ao invés dos comuns e quentes 26º C e 32º C.

Como resultado, as uvas amadureceram lentamente, o que pode resultar em uma safra excepcional. No entanto, os vinicultores estão temendo não conseguir terminar a colheita antes do início das chuvas de outubro.

"Nós nos orgulhamos de cultivar uvas no clima frio do Russian River Valley", disse o produtor John Erbe, da vinícola J Vineyards & Winery. "Mas esse clima de verão frio atrasou uma colheita que normalmente já teria começado", explicou. Até então, a colheita das duas regiões está de duas a três semanas atrasada.

ESPECIAL:Diário da colheita 2010 - Foram meses preocupantes, cheios de incertezas e algumas boas surpresas. Mas a colheita 2010 no Brasil mostra que alguns vinhateiros já estão prontos para enfrentar os revezes da natureza

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Governo escocês recua na implantação de preço mínimo para destilados

+ Riesling está sendo beneficiado pelo aquecimento global

+ Itália continua sendo a maior exportadora de vinhos do mundo

+ Exportações chilenas crescem 12% no primeiro semestre deste ano

+ Depois de anos de discussão, OIV define conceito de "terroir"

Redação
Publicado em 09/08/2010, às 06h17 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias