Vinho - 01.Set - Safra 2010

Colheita começa em Bordeaux com Château Carbonnieux

por Redação

Château Carbonnieux: colheita de uvas brancas começará até o final da semana
Ao que tudo indica, a campanha da safra 2010 irá começar em alguns dias em Bordeaux. O Château Carbonnieux, localizado na região de Pessac Leognan, acredita que suas Sauvignon Blanc estarão prontas para serem colhidas a partir do final dessa semana.

Depois de uma temporada ao estilo "montanha-russa", conforme disse John Salvi, Master of Wine e autor do livro Bordeaux weather report, uma das mais importantes áreas vitivinícolas da França está prestes a começar a sua colheita deste ano.

Com um inicio frio durante a época de crescimento e uma temperatura seca combinada com noites frias em agosto, o desenvolvimento da produção na maioria das vinícolas da região está atrasado. A previsão é de que grande parte das propriedades comece sua colheita de uvas brancas apenas na semana que vem.

No entanto, o Château Carbonnieux já prevê o início de sua triagem de Sauvignon Blanc até sexta feira. O proprietário, Eric Perrin disse que apesar da produção ter sido menor do que a de 2009, ele está muito feliz com a qualidade esperada. "Adoráveis noites frescas combinadas com um verão seco, nos deixou muito otimistas", afirmou.

Outros, entretanto, não se mostraram tão satisfeitas com esse clima. Salvi destaca que apesar de agosto ter sido, de fato, um mês seco, poucos dias passaram dos 30 graus. "É inútil negar que houve alguma coulure (doença que deixa os frutos pobres) e que onde há Merlot, há ainda mais coulure. Cuidado na triagem das uvas será fundamental", explica o Master of Wine.

Segundo o instituto de meteorologia da França, o Meteo France, até a terceira semana de agosto, as chuvas estiveram abaixo da metade prevista para o mês. Isso pode significar que muitas vinícolas, especialmente aquelas com vinhas jovens, mostrarão sinais de seca e stress.

Outro fator que também pode ter interferido na qualidade das uvas está no fato de que as ameaças de chuva durante o mês deixaram o céu nublado, fazendo com que os frutos ficassem expostos ao sol durante um total de 155 horas até o dia 20 de agosto. Nos últimos 30 anos, a soma até essa data havia sido de 240 horas.

Salvi, entretanto, destaca que apesar da agitação do mês passado, "sem dúvida em Bordeaux irão proclamar que setembro será um mês milagroso, como parece ser a tendência ultimamente".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+
Quem bebe de duas a três taças de vinho por dia vive mais, comprova estudo
+ Austrália deverá parar de utilizar termos europeus para classificar vinhos

+ Vale dos Vinhedos celebra chegada da primavera pedalando

Arquitetos ilustres reformam châteaux em Bordeaux

+ 100 vinhos de 100 pontos serão leiloados para ajudar crianças carentes na Flórida

palavras chave

Notícias relacionadas