Revista ADEGA
Busca

Vinho - 13.Out - Safea 2010

Colheita em Bordeaux entra em fase final


A campanha 2010 de Bordeaux está entrando em suas semanas finais. Graças às boas condições climáticas, os vinicultores da icônica região francesa conseguiram fazer suas colheitas segundo o próprio estilo dos terroirs, ao invés de terem sido pressionados por temperaturas inesperadas.

O Château Haut Bailly, localizado em Pessac Leognan, espera colher suas últimas uvas Cabernet Sauvignon até o final dessa semana. "Nós estávamos planejando esperar um pouco mais, mas os Cabernet estavam tão deliciosos que decidimos começar antes", disse Venonique Sandres, diretor do château, ao site decanter.com.

Já o Château Pavie, em Saint Emilion, começou sua colheita na última quinta-feira (07), e espera terminá-la dentro de duas semanas. Em Pauillac, as expectativas dos produtores do Château Pichon Comtesse de Lalande é de que a campanha 2010 dure até a metade de outubro.

Jean-Philippe Delmas, diretor dos châteaux Haut Brion e La Mission Haut Brion, disse ao site decanter.com que irá terminar sua colheita de Cabernet Sauvignon nessa semana e, enquanto ainda é cedo para falar sobre as uvas tintas, ele se disse muito confiante a respeito das brancas.

"As uvas brancas parecem ainda melhores do que as do ano passado, as noites frescas fizeram com que elas apresentassem um nível acidez perfeito", disse ele.

No geral, segundo representantes do Ministério da Agricultura, a estimativa para a colheita 2010 na França está em torno de 45,8 milhões de hectolitros. Há um mês atrás era esperado um pouco mais, 47,2 milhões de hectolitros, mas o tempo seco reduziu o volume produzido pelos châteaux.

OMelhorVinho.com.brQue tal um vinho da região vitivinícola mais prestigiada do mundo? Clique aqui para escolher!

ESPECIAL: Bordeaux X Borgonha - ADEGA coloca lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo para que você decida qual é a melhor

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Mulher constrói casa ecológica com cinco mil garrafas na Rússia

Selo de qualidade de vinícolas brasileiras elevará preços em até 15%

+ Degustação de vinhos pode ser afetada por iluminação

+ Moët & Chandon lança garrafa exclusiva folheada a ouro

+ Pressionado, Adilson Batista destaca sua paixão pelos vinhos

Redação
Publicado em 13/10/2010, às 05h41 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias