Revista ADEGA
Busca

03.mar - Colheita no Rio Grande do Sul

Colheita no Rio Grande do Sul deve chegar a 1,5 mil toneladas de uvas


No Rio Grande do Sul, as vinícolas das regiões de Campanha e Fronteira Oeste deram inicio às suas colheitas, consolidando a região como uma importante produtora de vinhos finos.

Neste ano, os produtores de Bagé, Quaraí e Uruguaiana, devem colher 1,5 mil toneladas de uvas em 310 hectares, cerca de 15% mais que o produzido em 2008. Os produtores são impulsionados pelo programa Juntos Para Competir, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) - por meio do Projeto Polo de Fruticultura do Pampa Gaúcho -, pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Criado em 2008, o Polo de Fruticultura do Pampa Gaúcho beneficia cerca de 200 produtores de frutas e derivados nos municípios de Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Quaraí e Uruguaiana. O objetivo do projeto é aumentar a produtividade e o volume de frutas e derivados comercializados, a fim de viabilizar técnica e economicamente os empreendimentos da região.

"Em 2008, produzimos 45 mil litros de vinho e 65 toneladas de uvas, para este ano a estimativa é de aumentar para 70 mil litros de vinho e em torno de 100 toneladas de uvas produzidas", afirma Tauê Bozzetto Hamm, gestor do projeto.

Redação
Publicado em 03/03/2009, às 11h24 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h45


Mais Notícias