Café - 26.Jul - Café colombiano

Colômbia estima produzir seis milhões de sacas no segundo semestre

por Redação

O gerente geral da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (Fedecafe), Luis Genaro Muñoz, afirmou na última quinta-feira que a produção colombiana de café no segundo semestre deste ano deverá atingir seis milhões de sacas, com 60 quilos em cada.

No primeiro semestre, quatro milhões de sacas de café foram produzidas na Colômbia. Para o Ministro de Finanças do país, Oscar Ivan Zuluaga, o resultado total da produção colombiana do ano inteiro, deveria atingir dez milhões de sacas.

"Ainda olhamos para a produção com otimismo e esperamos que seja muito maior do que no primeiro semestre do ano", afirmou Muñoz, que no início do mês previu uma produção total em 2010 entre dez e 10,5 milhões de sacas. Ele diz que mesmo assim, os preços de consumo não irão sofrer alterações, já que a demanda está crescendo mais rápido que a produção.

No ano-safra 2008/09, a Colômbia foi o quarto maior país produtor de café em geral, ficando atrás apenas do Brasil, do Vietnã e da Indonésia. Já em grão arábica lavado, os colombianos são os maiores produtores do mundo.

ESPECIAL:Prova de xícara - Como trabalham os provadores de café, que dão a palavra final sobre a classificação e a qualidade da bebida

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Café do Centro abre cafeteria temporária em São Paulo

+ Pesquisadores brasileiros desenvolvem café naturalmente sem cafeína

+ Começa hoje o 1º Salão de Cafés Especiais do Espírito Santo

+ No estilo das barras de chocolate, empresa lança barra de café

+ América do Sul está comprando mais café brasileiro

palavras chave

Notícias relacionadas