Café - 05.Jul - Consumo

Colômbia faz campanha para promover consumo interno de café

por Redação

A Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia decidiu começar uma campanha para incentivar o consumo de café no país em abril deste ano. O que assustou os produtores foi o fato do café colombiano ser um dos mais conhecidos e exportados no mundo, mas ter o consumo interno equivalente ao de um país com baixa produção da bedida.

A campanha "Tome café" tentará aumentar o 1,87 quilo de café per capita dos habitantes da Colômbia. Na América do Sul, o número fica a frente apenas do Equador, com seus 0,67 quilos por pessoa por ano. Os produtores querem aumentar o consumo doméstico em 30% em um período de cinco anos, de forma que o consumo per capita anual chegue a 2,5 quilos.

Entretanto, muitos acreditam que a campanha será insuficiente. O jornalista e enólogo colombiano Hugo Sabogal narra no site South American Wine Group a primeira reunião entre os vinhos argentinos e o café colombiano que ocorreu na Expovinos de 2009.

"Lá, descobri que os participantes [colombianos] sabiam pouco ou nada de seu principal produto. Ao invés disso, foram capazes de reconhecer um Malbec Cabernet Sauvignon ou apreciar as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo. Mas ainda não conseguem distinguir o contraste de um café de um lugar específico na Armênia e um de El Pital, Huila", escreve o jornalista.  

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Consumo de caféaumenta no Oriente Médio

+ Após reforma, Museu do Café reabre em São Paulo

Evento promove café gourmet em São Paulo

+ Estudo aponta que café pode atuar na prevenção de cáries

+ Feira de café em Londres contará com produtos brasileiros
+Demanda por café orgânico aumenta na América do Norte

palavras chave

Notícias relacionadas