por Redação
A campanha "Tome café" tentará aumentar o 1,87 quilo de café per capita dos habitantes da Colômbia. Na América do Sul, o número fica a frente apenas do Equador, com seus 0,67 quilos por pessoa por ano. Os produtores querem aumentar o consumo doméstico em 30% em um período de cinco anos, de forma que o consumo per capita anual chegue a 2,5 quilos.
Entretanto, muitos acreditam que a campanha será insuficiente. O jornalista e enólogo colombiano Hugo Sabogal narra no site South American Wine Group a primeira reunião entre os vinhos argentinos e o café colombiano que ocorreu na Expovinos de 2009.
"Lá, descobri que os participantes [colombianos] sabiam pouco ou nada de seu principal produto. Ao invés disso, foram capazes de reconhecer um Malbec Cabernet Sauvignon ou apreciar as diferenças entre os vinhos do Velho e do Novo Mundo. Mas ainda não conseguem distinguir o contraste de um café de um lugar específico na Armênia e um de El Pital, Huila", escreve o jornalista.
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