Vinho - 16.Set - Campanha 2010

Com produção reduzida, Itália aguarda colheita da safra 2010

por Redação

A Itália está esperando uma colheita um pouco mais escassa este ano. Segundo a Unione Italiana Vini, a previsão é de que a campanha 2010 seja 1% menor do que a anterior, produzindo algo em torno de 45 milhões de hectolitros. A qualidade das uvas ainda dependerá muito das próximas três semanas, mas especialistas prevêem uma boa safra.

A diminuição da colheita italiana se deve, principalmente, ao arranque das vinhas incentivado por subsídios da União Européia. Além disso, muitos vinicultores também se esforçaram para podar mais de suas produções em busca de uma qualidade melhor.

Iniciada em agosto de 2008, a reforma vitivinícola européia oferece dinheiro a vinicultores menos competitivos para que eles arranquem parte de suas vinhas. O objetivo dessa medida é diminuir 175 mil hectares dos atuais 3,6 milhões destinados à produção de vinhos na Europa.

Na Toscana se espera uma queda de 3% na produção deste ano; na Sicília, onde se tem arrancado mais e o clima tem sido desfavorável para a campanha, uma diminuição 22%. Em contraste, a região de Piemonte espera um aumento de 6% em relação ao ano passado.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Produtores de Sauternes comemoram decisão de autoridades chinesas

+Vinícola norte-americana cria refil para reutilizar garrafas

+ Mercado brasileiro é um dos mais dinâmicos para vinhos chilenos

+Barris antigos são restaurados e viram piso para amantes do vinho

+ Para educar consumidor, bares móveis de vinho circularão pelo Reino Unido

palavras chave

Notícias relacionadas