Vinho - 30.Nov - Mercado

Comercialização de vinhos do Rio Grande Sul aumenta

por Redação

A região do Vale dos Vinehos no Rio Grande do Sul, principal estado produtor de vinho no Brasil
O Rio Grande do Sul - estado responsável por cerca de 90% da produção nacional - aumentou em 12,7% a comercialização de seus vinhos no Brasil, de janeiro a outubro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), foram vendidos 189,9 milhões de litros de vinhos finos e de mesa nos dez primeiros meses de 2009, ante 168,4 milhões de litros em 2008.

O incremento nos vinhos finos tintos foi ainda maior, de 16,3%, com comercialização de 10,7 milhões. "É o maior volume já vendido desde 2001, quando começou a ser feito o levantamento informatizado de dados pelo Cadastro Vinícola", ressalta Diego Bertolini, gerente de Marketing do Ibravin.O recorde anterior era do ano de 2007, com 10,5 milhões de litros de vinhos finos tintos.

Para Bertolini, o aumento no consumo deve-se a uma combinação de fatores, como as ações de divulgação - o lançamento da campanha institucional e publicitária "Abra a cabeça, abra um Vinho do Brasil" - e participações em feiras coordenadas pelo Ibravin.

A entrada em vigor, no início do ano, da obrigatoriedade do Selo de Controle Fiscal para as Sangrias e os Coquetéis pode, também, estar aumentando a comercialização de vinhos, especialmente de mesa, que tiveram acréscimo de 13,2%, de janeiro a outubro. Além do inverno mais rigoroso dos últimos anos, que "igualmente colaborou para um maior consumo de vinhos, bem como a adaptação dos consumidores quanto à Lei Seca", diz Bertolini.

Para Carlos Raimundo Paviani, diretor-executivo do Ibravin, os números mostram que a tendência de crescimento nas vendas este ano se concretiza com o fechamento do mês de outubro.

"Estes resultados positivos são animadores e mostram que o setor deve continuar focado na promoção de vendas e no convencimento dos consumidores de que a qualidade dos vinhos está em constante evolução", diz o executivo.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+ O Melhor Vinho do dia: Um tinto norte-americano ao Dia de Ação de Graças!

+ Vinhos Super Premium e Ultra Premium argentinos alavancam exportações

+ O Melhor Vinho do dia: Vinho e Ferrari!
+ Demanda por vinhos mais baratosanima o mercado global

+ França destrona Itália como maior produtora de vinho do mundo


palavras chave

Notícias relacionadas