Pesquisadores acreditam que a posição da lua pode interferir no paladar da bebida
por Redação
Pode parecer estranho, mas há algum tempo alguns estudiosos pesquisam o papel do calendário lunar no gosto do vinho. Em 1950, a alemã Maria Thun, desenvolveu um calendário que classificava os dias como fruta, flor, folha e raiz, de acordo com a posição da lua e das estrelas.
+ Qual vinho se encaixa com seu signo?
+ Qual a relação da passagem de um cometa com a produção de vinho?
Naquela época, muitos acharam a ideia maluca, mas agora outros pensam que isso pode fazer sentido. Jo Aherne, por exemplo, produtor de vinhos da Marks & Spencer, de início não acreditava nesta história, mas um dia percebeu que tudo fazia sentido.
E ele não é o único a acreditar no poder da lua. Na Les Caves de Pyrène essa idéia também é forte. Doug Wregg, diretor de vendas do local, afirma que quanto mais pesquisa, mais aceita o poder do calendário. "Vinhos que têm bons aromas e sabores frutados em um dia são bem menos atrativos em outros. Eu acho que existem outras variáveis que também devem ser levadas em conta, mas sem dúvidas, o poder da lua está claro", destacou Wregg."
Um dia tudo ficou mais claro. Em algumas degustações, nossos vinhos foram muito apreciados e ganharam notas ótimas, em outras, eram um desastre e nós não conseguimos entender o porquê. Todos os vinhos haviam sido fabricados, guardados e engarrafados juntos. Até que alguém aqui da vinícola checou o calendário lunar e descobriu que nossas degustações foram feitas em dias diferentes. No dia da fruta, o vinho era elogiado, e no outro, criticado", explicou.
Além deles, os supermercados Tesco e Marks & Spencer já disseram que passaram a consultar a posição lunar para marcar degustações. Nos dias da fruta, por exemplo, oferece vinhos de aromas e sabores frutados.
Lenda ou não, o fato é que muitos especialistas do mundo do vinho estão levando em conta a teoria e realmente crêem que o gosto do vinho não depende apenas deles, mas também de "uma força maior".
+lidas
Os melhores vinhos Pinot Noir por até R$ 150
Mais do que o melhor: os excelentes vinhos do Duero, na Espanha
Qual o significado do vinho na Bíblia?
“As novas regras do vinho”: autor americano aponta 89 novas dicas para os amantes da bebida
Vinho português com nome inusitado esgota em apenas dois dias