Adega Responde

A posição da lua pode interferir no sabor do vinho?

Entenda como funciona o calendário lunar para enófilos

por Redação

Ninguém duvida que a lua tem grande poder de influência em muita coisa em nosso planeta, basta ver o fenômeno das marés. No entanto, ela teria influência em nosso paladar para o vinho? Há quem acre- dite que sim e até siga um calendário para fazer suas degustações e aproveitar melhor o conteúdo de uma garrafa.

A ideia de que os vinhos se mostram melhor em algumas fases da lua do que em outras segue os princípios biodinâmicos, em que esse satélite da Terra tem papel fundamental nos dias de poda das vinhas, colheita, vinificação etc. Foi nessa onda que surgiu o “calendário lunar para enófilos”.

Nele, os melhores dias para beber vinho são definidos de acordo com as fases da lua. A divisão é feita em quatro partes: os dias de raiz, os dias de flor, os dias de folha e os dias de fruta, que são divididos de acordo com a passagem da lua por determinados signos do zodíaco.

Segundo esse calendário, as melhores datas para degustar um vinho seriam os “dias de fruta”, regidos por signos de fogo (veja abaixo), pois neles as bebidas estariam mais aromáticas e saborosas. Já os piores dias para provar um vinho seriam durante a fase de “raiz”, regida por signos da terra. No entanto, não há comprovação alguma de que isso realmente ocorra.  

DIA DE RAIZ 

Quando a lua está em um dos signos da terra, como Capricórnio, Touro e Virgem. Nesses dias, a   bebida tende a estar mais   fechada e não são boas   datas para degustar. 

DIA DE FLOR

Quando a lua está em qualquer um dos signos de ar como Gêmeos, Libra e Aquário. Nesses  dias recomenda-se provar vinhos aromáticos, como Torrontés ou Moscatel, por exemplo. 

DIA DE FOLHA

Quando a lua está em signos da água, como Câncer, Escorpião e Peixes. São dias em que a planta está focada na produção de clorofila e geralmente não são recomendados para uma degustação

DIA DE FRUTA 

Quando a lua está em um dos signos de fogo, como Aires, Leão e Sagitário. São considerados os melhores dias para uma degustação de vinhos. 

palavras chave

Notícias relacionadas