Limpos e lindos

Como manter o decanter como novo por muito mais tempo

Dicas para garantir uma degustação bonita e sem interferências de impurezas

por Por Maria Bolognese

Assim como as taças, os decanters de cristal livres de chumbo estão ganhando espaço no mundo dos vinhos. O cristal moderno, de alta qualidade, é muito superior ao antigo; e com alguns cuidados simples, tende a permanecer exuberante aos olhos por mais tempo. Para isso, porém, é preciso alguns cuidados.

Não deixe os resíduos secarem

Se você gosta de seu decanter limpo e translúcido, a primeira regra é nunca deixar resíduos de vinho secarem dentro dele. Quando não for possível limpá-lo imediatamente após o uso, lembre-se de enchê-lo com água até o momento em que puder dedicar-se à lavagem. Quando a lavagem for à mão, sempre utilize água sem excesso de minerais, é importante para manter o brilho e evitar manchas com resíduos. Uma boa dica é despejar água quente no decanter e movimentá-lo em círculos, garantindo que o líquido percorra toda a superfície interna. Já para manchas de difícil remoção, é possível recorrer às contas de limpeza para vidro.

Polir é importante

Depois da lavagem, a transparência perfeita pode ser alcançada segurando o decanter acima de um recipiente com água quente, permitindo que o vapor envolva a peça. Após esse processo, utilize um pano de microfibra para polir até que todo o vapor tenha sido removido do vidro. 
Quando este procedimento não for suficiente, é possível utilizar um algodão molhado com água desionizada, e muito ocasionalmente, adicionar um pouco de detergente não iônico. O vidro deteriora-se naturalmente com o uso, tornando-se mais poroso e, portanto, mais propenso a manchar. Há pouco a ser feito para reverter esses danos.
A recomendação é que os vinhos ou seus resíduos não permaneçam em contato com o vidro por períodos maiores que o estritamente necessário, para que não haja tempo de aderirem à superfície e catalisarem o aparecimento de manchas e perda de brilho.

palavras chave

Notícias relacionadas