Companheiros inseparáveis

Selecionamos 10 vinhos que você pode ter ao lado de uma tábua de queijos ou fondue

por Redação

Queijo e vinho é um clássico dos clássicos. Não importa a estação do ano, seja verão, seja inverno, é sempre uma boa pedida. No frio, ainda dá para acrescentar o tradicional prato suíço que se tornou moda por aqui, a fondue, a famosa massa de queijos fundidos. Mas, apesar de ser um clássico dos encontros entre amigos, sempre há discussão sobre quais vinhos combinam melhor com os queijos.
Há quem defenda que os queijos, invariavelmente, pedem um vinho branco. Por trás desse pensamento está a questão da acidez, geralmente mais caracterizada nos brancos, para contrabalancear os tons lácteos. No entanto, há quem não dê ouvidos a essa recomendação e opte por tintos lembrando que os taninos, às vezes, geram uma combinação interessante com o sal dos queijos.

Por fim, abre-se espaço tanto para tintos quanto para brancos e cada um acaba por selecionar o que mais lhe agrada.

Nesses quase 12 anos de existência, a revista ADEGA já propôs harmonizações das mais diversas para queijos e vinhos. O tema já foi capa e já rendeu uma prova com centenas de combinações entre mais de 20 tipos de queijos e fondues e vinhos. E, por mais que voltemos a falar sobre ele, há sempre espaço para uma nova sugestão. Sendo assim, desta vez decidimos elencar 10 tipos de vinhos que você pode colocar lado a lado com uma tábua de queijos e fondue sem qualquer receio. Mais do que isso, para cada uma dessas sugestões, vamos dar ainda algumas alternativas menos convencionais para quem não tem medo de arriscar (ou gosta de se impressionar com novidades).

palavras chave

Notícias relacionadas