Concha y Toro anunciou que atingiu sua meta de sustentabilidade

100% de seus resíduos industriais orgânicos foram reciclados e reutilizados

por Redação

A vinícola chilena Concha y Toro afirmou que chegou aos 100% de reciclagem de seus resíduos. A empresa produz 50 mil toneladas de resíduos sólidos por ano. Dos resíduos produzidos, a maior parte vem das uvas e do processo de vinificação (bagaço, caules e sedimentos) e outros são de papelão, vidro e plástico etc.


Do lixo orgânico, 62% é reciclado para ácido tartárico e 38% para compostos. Além dos resíduos sólidos, a empresa também usa cerca de 1 milhão de metros cúbicos de água por ano e conseguiu uma taxa de 100% de reciclagem com água limpa para o solo ou para fontes de água locais, como o rio Maipo.


“Graças aos nossos 13 sistemas de tratamento, entre eles cinco plantas biológicas, usamos toda a disponibilidade de água que temos. Tudo isso gera um efeito muito positivo no Vale Central, já que a água é um recurso vital nessa área, como é o caso de Pirque, onde devolvemos água limpa ao leito do rio Maipo”, afirmou Valentina Lira, vicegerente de desenvolvimento sustentável, que revelou que a Concha y toro quer estar alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: ser uma empresa com zero resíduos até 2020.

palavras chave

Notícias relacionadas