Revista ADEGA
Busca

10.Jul - ABE promove concurso de espumantes

Concurso do Espumante Brasileiro acontece no Rio Grande do Sul


Já foi o tempo em que os espumantes só eram servidos em festas
A Associação Brasileira de Enologia (ABE) promoverá na Câmara da Indústria e Comércio de Garibaldi (RS), de 4 a 6 de agosto, a sexta edição do Concurso do Espumante Brasileiro.

Realizado pela primeira vez em 2001, o concurso premia os espumantes brasileiros classificados com a melhor pontuação, respeitando o limite de 30 % por categoria, de acordo com normas internacionais da organização Internacional da Uva e do Vinho (OIV) e da União Internacional dos Enólogos (UIOE).

Carlos Abarzúa, presidente da ABE, vê dois aspectos importantes no evento. "Em primeiro lugar, a importância mercadológica, pois as empresas estarão apresentando seus produtos visando obter medalhas que comprovem a qualidade dos espumantes e, para que, com isso, também atinjam melhores resultados comerciais. Depois, existe a importância técnica do evento que conta com a participação de especialistas avaliando a qualidade dos espumantes", afirma.

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), a comercialização de vinhos espumantes produzidos no Rio Grande do Sul, o maior produtor brasileiro, somou 2,12 milhões de litros de janeiro a maio de 2009, um aumento de 21,5% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram vendidos 1,74 milhão de litros.

Graças ao bom desempenho das vinícolas brasileiras, o espumante, antes servido apenas em datas comemorativas, passou a ser consumido em situações menos excepcionais.  "Hoje ele é lembrado em várias ocasiões: eventos empresariais, políticos e artísticos, bem como em happy hours, encontros triviais em família e reuniões de negócios", diz Abarzúa.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Espanha se destaca no concurso Citadelles du Vin

+ Vinhos do sudoeste paranaense se tornam competitivos
+ Ubatuba realiza festival gastronômico em prol da sustentabilidade

+ Eventos discutem o mercado do vinho

+ Vinhos do Ribatejo mudam de nome

Redação
Publicado em 10/07/2009, às 11h24 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias