Vinho - 10. Mai - Legislação

Conferência na Califórnia debaterá compatibilidade da legislação de rotulagem de vinhos na Europa e nos EUA

por Redação

Divulgação
Rótulo criativo do vinho Plural
A qualidade de um vinho só pode ser verificada abrindo a garrafa e provando-o. Por esse motivo, os rótulos e as informações nele contidas são extremamente importantes, uma vez que eles permitem que o consumidor julgue sua qualidade sem de fato testá-lo.

Em um mercado internacional cada vez mais competitivo, empresas fazem uso de diversas estratégias para se destacar. Algumas usam indicadores geográficos ou origem, outros usam nomes relativos à variedade, e ainda há aqueles que evidenciam títulos de qualidade. Além dos que usam a criatividade para criar uma verdadeira obra de design, como o vinho Plural (imagem).

É sob esse contexto que a Wine Law Conference ocorrerá, sediada pela Universidade da Califórnia, Davis, na faculdade de direito, entre os dias 2 e 4 de junho. Ela reunirá produtores, representantes do governo e dos dois maiores blocos de consumo de vinho - a União Européia e os Estados Unidos - para discutir como leis referentes à rotulagem podem se tornar compatíveis entre os dois mercados.

O incentivo para essa conferência é a mudança de legislação na Europa, que está sendo implementada agora. O evento está dividido em sessões de três dias, as quais incluem apresentações específicas e tempo para o público debater.

A primeira sessão inaugura a discussão sobre as mudanças de rotulagem na Europa e as suas implicações para os produtores de vinho americanos. A segunda foca no controle do governo de fraudes nos rótulos, incluindo um debate sobre a responsabilidade civil do produtor. A última sessão discute e examina como as leis referentes aos rótulos de vinho dos EUA e da União Européia podem se tornar mais compatíveis.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Combinação entre vinho e chocolate traz benefícios para o cérebro

+ Rioja promove seus vinhos em evento nos EUA

+ Vinícolas na Alemanha são devastadas com pior geada em 30 anos

+ Estudo sugere que vinho tinto evita perda óssea

+ Helicóptero teleguiado é desenvolvido para monitorar uvas em vinícolas

palavras chave

Notícias relacionadas