27.Ago - Negócios

"Conhecer consumidor" aumentou em 17% as vendas de vinícola californiana

por Redação

O Vale do Napa é uma das principais regiões produtoras de vinho do mundo
Conhecer bem seu cliente. Foi essa uma das principais estratégias utilizadas pelos produtores do Vale do Napa, na Califórnia (EUA), para aumentar as vendas de vinhos produzidos naquela região.

A vinícola Flora Springs, que registrou um crescimento de 17% em seus negócios no segundo trimestre de 2009, afirmou que os fatores que contribuíram para o aumento das vendas incluem a mudança de seus vinhos para um estilo Novo Mundo, em detrimento da tradição de vinhos Velho Mundo e uma forte investida para aumentar o número de membros de clubes de vinho.

"Paramos de ouvir o que os distribuidores queriam e nos concentramos em conhecer melhor as pessoas que bebem vinhos", disse John Komes, presidente e co-fundador da Flora Springs.    "As tendências estão mudando. O gosto das pessoas hoje é diferente do que era há dez anos. Antigamente os consumidores preferiam os vinhos com características do velho mundo, mas hoje eles querem vinhos com mais fruta, por isso incorporamos isso à nossa produção".

O fortalecimento dos vinhos do Novo Mundo não acontece por acaso. Em outros países do chamado Novo Mundo a necessidade de se unir para competir de igual para igual com os europeus já é consenso. Não á toa, recentemente, representantes dos setores vitivinícolas do Chile, Argentina, Califórnia e Nova Zelândia anunciaram a criação da chamada New World Alliance, que promete aumentar ainda a parcela de mercado dos vinhos produzidos fora da Europa.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Experimento tenta mapear genes que estacionam o crescimento de uvas

+ Vinho aragonês salta 12% no primeiro no primeiro quadrimestre

+ Vendas de vinho crescem na 10.9 % Suécia

+ O Melhor Vinho do dia: À inusitada Tomatina, a guerra de tomates espanhola!

+ Vinho italiano quer sair da sombra do champagne

palavras chave

Notícias relacionadas