Vinho - 27.Abr - Ecológico

"Consciência verde" ainda está longe de ser unanimidade no mundo do vinho

por Redação

Apesar de a consciência ambiental e os cuidados com o desenvolvimento sustentável já serem requisitos importantes tanto para consumidores quanto para produtores, no mundo do vinho estes são apenas detalhes.

De acordo com a agência de notícias Reuters, uma sondagem da consultoria norte-americana AlixParnters, que realiza pesquisas voltadas para questões ambientais, revelou que as características "sustentável", "orgânico" ou "biodinâmico" são as que menos pesam - e até confundem - na hora de escolher um vinho. O fator mais importante continua sendo o preço.

Os métodos de vinicultura orgânica e biodinâmica conseguiram um grande número de seguidores, mas ainda estão longe de substituir o método tradicional. Enquanto a cultura orgânica exige a utilização total de produtos naturais, excluindo, por exemplo, fertilizantes e pesticidas, as práticas biodinâmicas empenham-se em usar apenas o que se pode produzir, excluindo, desta maneira, os adubos nitrogenados minerais, pesticidas, herbicidas e hormônios de crescimento.

Vale lembrar que, pregando esta mentalidade ecológica, a Espanha promove, entre os dias 11 e 12 de maio, a primeira Feira Internacional do Vinho Ecológico.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Restaurante D.O.M, de Alex Atala, é eleito um dos 20 melhores do mundo
+ Estudante espanhola ganha prêmio de desenho de rótulos de vinho

+ Saretta e Suzana Alves curtem fim de semana regado de tênis e vinho em Bento Gonçalves
+ Cor intensa potencializa as propriedades "saudáveis" do vinho
+ Canadenses estão trocando a cerveja pelo vinho

palavras chave

Notícias relacionadas