Café - 03.Set - Café é saúde

Consumido com moderação, café pode prevenir doenças cardíacas

por Redação

Quando consumido moderadamente, o café pode ser um aliado na luta contra a pressão alta. De acordo com uma pesquisa apresentada durante o Congresso Europeu de Cardiologia, a bebida ajuda a melhorar a elasticidade das artérias, evitando doenças cardíacas.

A hipertensão aumenta a pressão sanguínea nos vasos do coração, o que pode fazer com que as artérias fiquem rígidas e percam a elasticidade, condições que elevam os riscos de ataques cardíacos e derrames.

No entanto, em um estudo feito com pessoas entre 65 e 100 anos da ilha grega de Ikaria, pesquisadores da Universidade de Atenas concluíram que o café pode ajudar a combater essa rigidez dos vasos, tornando-os mais saudáveis e elásticos.

Segundo os especialistas, o segredo está na moderação. Eles notaram que os 56% dos voluntários que bebiam de uma a três xícaras por dia tinham artérias menos danificadas pela hipertensão do que os que consumiam a bebida em excesso, ou mesmo aqueles que não ingeriam café.

Ikaria é conhecida como a "ilha da longevidade" e desde o século VI atrai pacientes de todo o mundo em busca de tratamentos. Um terço dos moradores da ilha tem mais de 90 anos e a incidência de câncer no local é 20% menos do que no resto do mundo.

Confira as últimas notícias sobre café...

+ Ministério estipula novas normas para manter qualidade do café brasileiro

+ Produção brasileira de café pode bater recorde este ano

+ Cafezais do século XIX voltam à ativa em Goiás

+ Língua de provador de café é segurada em 34 milhões de reais

Preço do cafezinho aumenta a partir dessa semana

palavras chave

Notícias relacionadas