Vinho - 20.Out - Consumo

Consumidor ainda reluta em aceitar embalagens alternativas de vinho


Tetrapark:  alternativa ecológica ainda não é "bem vista" pela maioria dos consumidores
Segundo uma pesquisa realizada pelo instituto Wine Intelligence (WI), o consumidor de vinho costuma "ver com melhores olhos" uma bebida em garrafas PET do que em caixas Tetrapark.

De acordo com o relatório dos pesquisadores, 40% dos entrevistados disse que, dentre as embalagens alternativas de vinho, prefere a garrafa PET, enquanto 37% e 21% elegeram as caixas Tetrapark e sacos, respectivamente, como as melhores opções.

A pesquisa também mostrou que a preferência por garrafas de vidro entre os consumidores é praticamente unânime, principalmente em contextos sociais. As embalagens alternativas se mostraram uma melhor opção apenas em situações em que o peso da garrafa de vidro é relevante ou em ocasiões realizadas ambientes externos.

Para Richard Halstead, chefe operacional do WI, os consumidores ainda continuam muito ligados à garrafa de vidro porque ela preenche todas as "noções emocionais" do que o vinho representa, o que facilmente torna irrelevante qualquer desvantagem funcional do material, como peso e fragilidade.

"Um fator que parece estar completamente longe do pensamento dos consumidores é o impacto ambientaldo vidro quando comparado a outras embalagens. Ele ainda é visto como um material 'verde', por causa da possibilidade de reciclagem e, assim, as alternativas realmente ambientais são completamente postas de lado", opinou.

ESPECIAL: Pensando "dentro da caixa" - Depois do dilema das rolhas, agora está na hora de repensar as embalagens dos vinhos

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Farroupilhas, no Rio Grande Sul, está a um passo da indicação geográfica

+ Vinho está mais barato do que água engarrafada na Nova Zelândia

+Presidente da Wines of Chile é premiado em Londres

+ Champagne luta contra energia nuclear

+ Manchester United e Concha y Toro presenteiam os 33 mineiros chilenos

Da redação

Publicado em 20 de Outubro de 2010 às 10:00


Notícias