Vinho - 17.Set

Consumidores associam peso da garrafa a qualidade dos vinhos

por Redação

Uma pesquisa feita em Oxford chegou à conclusão de que os consumidores acreditam que garrafas mais pesadas têm vinhos melhores e mais caros. O estudo realizado em um mercado, com cerca de 100 consumidores, também mostrou que os compradores se surpreendem quando esses vinhos têm preços mais baixos.

dvulgação

Os resultados, publicados no Jornal Food Quality and Preference, mostraram que grande parte dos consumidores comuns é mais propensa a ser influenciada pelo peso da garrafa na hora de comprar vinhos. Perguntados, em uma escala de um a nove, se garrafas mais pesadas tinham vinhos mais caros (e de maior qualidade), os consumidores responderam com uma média de 7.1 para o primeiro quesito e 6.6 para o segundo.

"A relação peso-qualidade é vista em diferentes categorias de produtos desde chaves de carros até controles remotos. Nos vinhos isso pode ser histórico, vinhos mais caros eram colocados em garrafas mais fortes para ficaram mais protegidos", disse o chefe da pesquisa, Prof. Charles Spence.

Ele ainda lembra que garrafas mais pesadas são realmente mais caras, mas que isso tem relação com os custos extras da produção e não com a qualidade do produto. E que, por conta da associação do cérebro, a percepção pode deixar o vinho com um sabor melhor.

Mais notícias sobre vinhos...

Franceses se preocupam com a liberação do termo "château" para vinhos estrangeir...
M. Chapoutier processa marca de roupas chinesa com mesmo nome
Dois jogadores sul-africanos de críquete lançam seus vinhos
Angelo Gaja fala sobre a safra 2012 e as mudanças climáticas na Itália
McGuigan lança linha de vinhos com baixo teor alcoólico

palavras chave

Notícias relacionadas