Vinho - 25.Mai - Lar, doce lar

Consumidores espanhóis preferem beber vinho em casa que em restaurante, diz pesquisa

por Redação

Segundo o estudo Nielsen sobre a evolução e tendências do consumo de vinho na Espanha em 2010, a crise econômica provocou mudanças nos hábitos dos consumidores e tem feito com que os espanhóis consumam e comprem menos vinho. Pela primeira vez, eles consomem mais dessa bebida em casa que nos restaurantes.

Arnaldo Grizzo
Apesar das constantes mudanças no setor de vinho, o consumidor espanhol ainda prefere o tinto ao branco
Em particular, o canal alimentar se tornou a principal via de comercialização, com 60,8% das vendas, superando pela primeira vez o canal de hotelaria, que possui 39,2%. Isso foi resultado da transferência de consumo que vem sendo marcada nos últimos anos.

Essa mudança tem impacto direto nos vinhos de preço mais alto, por estarem intimamente vinculados a momentos de consumo fora de casa, de acordo com o estudo de Nielsen.

Essa tendência também é notada nas vendas de vinho com Denominação de Origem, já que 51,5% delas focam no canal de alimentação e 48,5% no de hotelaria, sendo Rioja a denominação que lidera o canal com 35,9%; seguida de Valdepeñas, com 12,5%, e Ribera del Duero, com 9,1%.

Os dados oferecidos pelo estudo de mercado de Nielsen são de novo negativos para o consumo de vinho na Espanha, como uma queda de 0,9% em valor em 2010 e de 7,7% em volume de vendas.

Apesar do setor de vinho estar sofrendo modificações constantes, há algo que permanece, segundo Nielsen, que destaca a preferência clara do consumidor espanhol por vinho tinto ante o branco e rosado.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Na Índia, estado de Delhi baixa imposto sobre vinho para aumentar importações

+ Perito em vinhos Steven Spurrier entra para o Hall da Fama nos EUA
+ De telemarketing a softwares, simpósio abordará diversas tecnologias da indústria do vinho

+ Embalagem reutilizável que pode guardar taças ou garrafas é lançada

+ Produção de vinhos da Chateau Lafite Rothschild torna-se ecológica

palavras chave

Notícias relacionadas