18.set - Reciclagem de rolhas de cortiça

Consumidores portugueses de vinho podem ajudar o meio-ambiente

por Redação

Desde o dia 5 de junho, dia Mundial do Ambiente, já é possível depositar rolhas de cortiça para reciclagem em hipermercados e centros comercias de Portugal.

          Isso se deve ao programa Green Cork, que tem como objetivo não só a transformação de rolhas usadas em outros produtos, como também o financiamento de planos de reflorestamento.

O projeto foi elaborado tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite se obter um sistema de

Divulgação
recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores, além de não aumentar asemissões de CO2.

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

Como a cortiça é a própria casca da árvore, ela retém CO2 e ao ser reciclada, evitam-se emissões deste gás para a atmosfera, contrariamente ao que acontece quando se decompõe ou é incinerada.

A internacionalização desse projeto já está sendo negociada e, em breve, as rolhas usadas em outros países europeus começarão a ser recicladas em Portugal, contribuindo para o reflorestamento e conservação das florestas autóctones portuguesas.

palavras chave

Notícias relacionadas