Revista ADEGA
Busca

01. Set - Saudável

Consumo de azeite pode prevenir doenças


Atualmente, muito é falado sobre a necessidade de se melhorar a qualidade de vida. Para essa busca, um dos pontos cruciais é a alimentação saudável, prática simples e que pode modificar o funcionamento do organismo, combatendo diversas doenças. O consumo de azeite, ao contrário do que muitos pensam, traz diversos benefícios para a saúde, dentre os quais se destacam a prevenção do diabetes tipo 2 e diversos tipos de câncer.


"A alimentação tem papel fundamental na prevenção de doenças como obesidade, diabetes, infarto e câncer", explica o nutrológo Dr. Daniel Magnoni. O médico ainda complementa, afirmando que um dos pontos principais para a prevenção do câncer é a inclusão de alimentos com alto teor de gordura monoinsaturada, como o azeite, que reduz os níveis de colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim. "Ao consumir o azeite extravirgem, estamos ingerindo 77% de gordura monoinsaturada, o que torna o óleo mais saudável em relação aos outros", alertou o Dr. Magnoni.

Já o diabetes tipo 2 costuma afetar pessoas com mais de 40 anos de idade, que possuem maus hábitos alimentares, obesidade e sedentarismo. A doença tem como propriedade a baixa produção de insulina, hormônio responsável por transformar a glicose do sangue em energia. O consumo de azeite, que contém ácidos graxos saturados, ajuda no controle glicêmico, ou seja, na liberação de insulina e obtenção de energia.

Não é a toa que o azeite era considerado um remédio na Antiguidade. O óleo possui propriedades naturais e ações farmacológicas. Diversas pesquisas demonstram que o azeite é a gordura vegetal mais apropriada para consumo, tanto como medida preventiva quanto curativa.

Redação
Publicado em 01/09/2009, às 12h54 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias