Revista ADEGA
Busca

Café- 03.Mar- Estudo

Consumo de café pode beneficiar o funcionamento do coração


Já havia estudos que asseguravam que o consumo de café poderia ser benéfico para prevenir o Alzheimer e o desenvolvimento de câncer de pele e de próstata, mas agora um novo estudo sugere que o grão também ajuda no bom funcionamento do coração.

Com a participação de 130 mil mulheres com idades entre 18 e 90 anos, a pesquisa concluiu que o consumo de uma a três xícaras diárias de café diminui em 7% o risco de ter arritmias cardíacas.

O que ficou claro também é que, ao contrário do que muita gente pensa, um maior consumo de café acarreta em mais benefícios. Entre o grupo de estudo, o risco de arritmia em quem bebeu mais de 4 xícaras diariamente caiu em 18%.

Estes resultados são particularmente curiosos, uma vez que a segundo a crença popular, o consumo excessivo de café pode resultar em palpitações e sobrecarregar o sistema nervoso.

De qualquer maneira, o cardiologista Asthur Klatsky, responsável pelo estudo, afirma que "beber café está relacionado com um menor risco de problemas cardíacos, mas isso não prova que haja, necessariamente, uma relação de causa e efeito".

Para que essa teoria seja comprovada, outros estudos devem ser realizados, levando em conta outros fatores, como a atividade física e a dieta dos participantes, podendo, desta maneira, chegar a conclusões mais definitivas.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Brasil supera Colômbia em exportação para os EUA

+ Brasil amplia seu domínio no mercado mundial decafé
+ Produção de café na África deve aumentar 50% até 2025

+ Estudo indica que café não cura ressaca

+ Vietnã deve fechar o ano com aumento de 15% nas exportações de café

Redação
Publicado em 03/03/2010, às 12h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias