Vinho - 28.Jun - Segundo a OIV

Consumo de vinho mundial cresce em 2010

por Redação

A Organização Internacional da Vinha e Vinho (OIV) fez um estudo sobre a situação do setor a nível mundial em 2010, e ele reflete um ligeiro crescimento de 0,4% no consumo de vinho, em comparação com os valores de 2009, assim como um crescimento na mudança de tendência das exportações globais de vinho, que retomaram seu crescimento depois de dois anos de decréscimo. Entretanto tanto a área de cultivo de vinhedos como a produção de vinho decaíram 0,8% e 3%, respectivamente.

Divulgação
As exportações de vinho também cresceram
O estudo da OIV foi apresentado na semana passada por Federico Castellucci, diretor geral dessa organização, durante o 34º Congresso Mundial de Vinha e Vinho, o qual está sendo realizado em Portugal.

O relatório, que pode ser consultado no site da OIV, dispõe os dados mundiais do ano passado sobre a área de cultivo de vinhedo, a produção de uva e a situação do mercado global de vinho.

Os dados sobre a área de vinhedos mostraram um pequeno declínio de 0,8% em 2010, passando dos 7,647 milhões de hectares de 2009 a 7,586 milhões de hectares do ano passado. O declínio se notou mais nos países com os vinhedos mais extensos, como Espanha, França e Itália, nessa ordem, enquanto que a área de cultivo subiu em países como China, EUA e Argentina.

Quanto à produção de vinho, o relatório registrou um declínio de 2,7% em 2010, o que supõe uma redução de 7,4 milhões de hectolitros - foram consumidos 238 milhões de hectolitros. Entretanto, o consumo de vinho registrou um pequeno crescimento de 0,4% no ano passado, depois de decair 3,6% em 2009.

O dado mais positivo revelado pelo estudo da OIV é o aumento dos intercâmbios globais de vinho em 2010, depois de dois anos de queda. No ano passado as exportações de vinho cresceram 7%, e as importações 3,3%.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinhos da região espanhola Rioja são os preferidos entre os consumidores ingleses

+ Vinícolas francesas investem em construções ecológicas

+ Novo vinho do porto feito para complementar com chocolate amargo é lançado na Europa

+ Número de visitantes chineses na Vinexpo dobra

+ Alta do dólar australiano e baixa demanda prejudicam vinicultores

palavras chave

Notícias relacionadas