Vinho - 06.Set - Saúde

Consumo moderado de vinho diminui colesterol e aumenta fluidez no sangue, diz estudo

por Redação

Um consumo moderado de vinho tinto melhora a fluidez do sangue, faz cair a taxa de colesterol e aumenta o nível de antioxidantes nos pacientes que sofreram um infarto de miocárdio, segundo um estudo da Universidade de Borgonha em Dijon.

Divulgação
Consumo moderado de vinho aumenta fluidez do sangue

"Em um período de apenas duas semanas, se conseguiu alterar os parâmetros de saúde dos pacientes", declarou o professor Norbert Latruffe, do laboratório de bioquímica metabólica e nutricional da capital de Borgonha.

Segundo o cientista, "nunca havia sido feito nenhum estudo [desse tipo] com pessoas recém-operadas de infarto de miocárdio". Seus resultados aparecerão na revista científica "Molecular Nutrition and Food Research".

O estudo, feito com 30 pacientes voluntários, todos eles vítimas de infartos, foi realizado durante duas semanas em meio hospitalar, durante "o período de readaptação cardíaca". Durante esse tempo, os pacientes foram alimentados com um uma dieta "do tipo mediterrânea, à base de azeite de oliva, frutas, peixes e legumes", explicou o professor.

Os pacientes foram divididos em dois grupos. O primeiro consumiu uma taça de vinho tinto em cada refeição, ou seja, 250 mL por dia, enquanto que o outro grupo, que tinha função de grupo de controle, bebia apenas água.

"Os parâmetros clínicos, fisiológicos e sanguíneos foram medidos no primeiro dia de estudo (D1) e no último (D14)", informou a Universidade de Borgonha. "Os resultados mostram efeitos muito interessantes em relação ao sangue, para o grupo que consumiu vinho tinto: uma diminuição de 18% do colesterol total, um aumento do potencial antioxidante e da fluidez do sangue", explica o professor Latruffe.

O pesquisador disse que o estudo foi realizado com vinho de Borgonha, rico em taninos e antioxidantes.

MAIS SAÚDE: Consumo moderado de vinhodiminuiriscos de desenvolver Alzheimer, diz estudo

Mais notícias sobre vinhos...

+ Tempestades de granizo atingem Bordeaux e prejudicam colheita

+ Em meio a uma economia instável, vendas de vinhos franceses crescem

+ Degustação online de vinhos argentinos será transmitida no Brasil

+ Restaurant Week terá pratos harmonizados com vinhos argentinos

+ Revista premia vinhos oferecidos por companhias aéreas em vôos

palavras chave

Notícias relacionadas