Vinho - 16.Ago - Protesto

Contra vinhas transgênicas, manifestantes invadem instituto na França

por Redação

Neste domingo, 61 homens foram presos por tentar saquear vinhas transgênicas do Instituto Nacional de Investigação Agronômica (INRA), na França.

Perto das 5h da manhã, manifestantes de todo o país entraram nos campos da unidade do INRA em Colmar, e cortaram vinhas da produção geneticamente modificada.

"Temos agido sem violência, abertamente. O dinheiro público financia os OGM (Organismos Geneticamente Modificados) e estes testes são realizados em campos abertos e nós não queremos", disse Olivier Florent, um dos saqueadores.

Os manifestantes haviam se organizado na noite de sábado para repetir a mesma ação de protesto que um homem executou em setembro do ano passado. Ele invadiu a produção do INRA e cortou diversas vinhas do campo do instituto.

"Nos custou 16 mil euros para recuperar as variedades daquela vez, mas agora eles fizeram de tudo. Vai ser difícil de recuperar", lamentou amargamente o presidente da unidade do INRA em Colmar, Jean Masson.

O instituto estudava uma doença viral presente em quase todas as regiões vinícolas do mundo, que provoca a morte das videiras e torna a terra imprópria para a viticultura.

Os saqueadores foram levados para a delegacia de Colmar. O caso será levado ao Ministério Público francês que decidirá quais medidas deverão ser tomadas.

ESPECIAL:Vinho em prol do verde - Vinhos biodinâmicos, orgânicos, ecológicos, biológicos, naturais. A preocupação mundial com uma vida mais saudável e um planeta sustentável chega até o mundo do vinho

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+

Vinho foi a bebida que mais cresceu em vendas na Espanha

+ Empresa australiana é condenada por vender falso Chardonnay

+ Milionário da aviação pretende comprar châteaux na França

+ Luiz Argenta é escolhido o Vinho Oficial do 38º Festival de Cinema de Gramado

+ Com propósito humanitário, estudantes viajam o mundo do vinho

palavras chave

Notícias relacionadas