Vinho - 17.Out.

Criado sistema que melhora o monitoramento das plantações de uvas viníferas

por Redação

O grupo de Mecânica e Tecnologia Agrícola da Universidade Politécnica de Valência (UPV) desenvolveu um sistema que permite a detecção automática e não invasiva nos parâmetros essenciais da uva para a produção de vinho. 

Divulgação

No protótipo há uma câmera sensível a infravermelho, um sistema de câmeras para visão do ambiente, receptores de GPS e computadores adaptados às condições de trabalho no campo.

O sistema permite criar parâmetros para quantificar as variações no vigor das vinhas, e através desses mapas pode-se conseguir informações sobre o estado da uva, como o grau de maturação, a produção de rendimento, as necessidades hídricas, a uniformidade da colheita, etc. Além disso, no futuro, a tecnologia também pode ajudar com a detecção precoce de infestações de pragas e doenças.

O sistema foi instalado em um trator robotizado, que esta sendo desenvolvido desde o ano de 2006 e inclui um sistema de posicionamento global, uma câmera para a percepção local em 3D e sensores de medida de ângulos para as duas rodas diretrizes.

Segundo aponta o supervisor do projeto, o professor Francisco Rovira, esses novos equipamentos pretendem melhorar produtividade das fazendas e a eficiência do manejo.

"O fato da indústria do vinho ser altamente competitiva e gerar produtos de alto valor a torna a candidata perfeita para a incorporação de novas tecnologias desenvolvidas no campo agrícola. Outra vantagem desta modalidade são as dificuldades encontradas ao tentar obter um vinho de qualidade, como o crescimento desigual das vinhas, falta de uniformidade na produção e maturação ou a gestão dos recursos hídricos", explica Rovira.

Esse sistema será premiado pela multinacional Edmund Optics, que destacou sua utilidade no monitoramento e controle de fazendas agrícolas de forma não invasiva e econômica, na Feira Vision 2011, no próximo mês.

Mais notícias sobre vinhos...

Jogador de basquete recebe o ''XVI Prêmio Prestigio Rioja''
Projeto para subdivisão de Penedes está sendo realizado
Aprovado acordo de comercial entre EUA e Coréia
Produtores de vinhos ficam satisfeitos com a conservação da taxa do IVA
Restaurantes americanos estão servindo vinhos de barris
Vinhos de mesa de baixa qualidade serão vendidos para fabricação de álcool etíli...
Concurso Cultural Vinho Verde no Brasil

palavras chave

Notícias relacionadas