“Cru Artisans” foi relançada no Médoc

A classificação reconhece produtores de pequena escala

por Redação

A região de Bordeaux relançou uma classificação que reconhece produtores de pequena escala. O “Cru Artisans du Médoc”, um grupo de pequenas propriedades familiares de todas as denominações do Médoc, decidiu lançar uma nova lista depois de mais de 10 anos.

Desta vez, o número de propriedades diminuiu de 44 para 36, um reflexo da quantidade de propriedades que foram vendidas nos últimos anos desde que o ranking anterior foi compilado, em 2006. Entre as baixas estão o Château Beheré, em Pauillac, que foi incorporado ao Château Pedesclaux, e o Château La Pèyre, em St-Estèphe, que foi comprado por Bernard Magrez e se tornou Clos Sanctus Perfectus. Oito novas propriedades, porém, foram acrescentadas.

A superfície média das propriedades se manteve inalterada em 10 hectares, mas a classificação agora deve ser renovada a cada cinco anos em vez dos 10 anteriores. Par ser admitida como Cru Artisan, a propriedade precisa ser visitada por um júri, que também faz uma prova às cegas dos seus vinhos.

“Estas são vinícolas de pequena escala em que o proprietário está presente em todas as etapas da produção, desde o vinhedo até a adega. Não há tamanho mínimo ou máximo para ser membro, é uma escolha filosófica. Esses proprietários querem estar perto de seus vinhedos em cada etapa do processo”, afirmou Maxime Saint- Martin, presidente da Crus Artisans du Médoc.

palavras chave

Notícias relacionadas