Revista ADEGA
Busca

08. Set - Produção interna

Cuba quer aumentar a produção de café


Segundo o ministro Ulises Rosales, Cuba quer superar as 6,8000 toneladas de café provenientes da colheita 2008/2009 mediante um programa que se destina a recuperar a produção nacional, a fim de baixar a taxa de importação do grão.

"Não se pode fazer menos ante a necessidade de cumprir o plano de exportação e eliminar os volumes importados para o consumo interno, afetado pelo clima rigoroso que enfrentamos nos últimos anos", declarou Rosales.

O presidente da ilha, Raúl Castro, ordenou o aumento da produção agroalimentícia, já que a economia da ilha não pode sustentar os 2,8000 milhões de dólares que saíram de Cuba para a compra de alimentos importados.

Trabalhadores afirmam que cerca de 10% da produção nacional de café é destinada a mercados externos, como Japão e Europa, enquanto a ilha importa café de baixa qualidade para o consumo interno do Vietnã e outros mercados da América Latina.

Segundo números extra-oficiais, a população recebe cerca de 115 gramas de café por pessoa, subsidiado pelo governo, já que a produção nacional é insuficiente.  

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Estimativa para safra de 2009 chega a 39 mi de sacas

+ Consumo de café no México pode duplicar em cinco anos

Alemães criam caneca que preserva a temperatura do café

+ Aumento nas exportações de café brasileiro

+ Realizada na Alemanha maior "festa do café" do mundo

Redação
Publicado em 08/09/2009, às 15h22 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias