Vinho - 07.Dez - Candidatura

De olho em título, Borgonha doará 400 mil euros anuais

por Redação

A região de Borgonha, na França
A região da Borgonha vai doar anualmente 400,000 euros como forma de fortalecer sua candidatura a Patrimônio da Humanidade da Unesco.

No ano passado, a Borgonha postulou o "Terroir" da região de Cote d'Or, ao status de "Paisagem Cultural Patrimônio da Humanidade", conferido pela Unesco.

O termo "Paisagem Cultural" (Cultural Landscape) é atribuído pela Unesco a regiões que combinam "natureza e ações de humanidade, que expressem um longo e íntimo relacionamento entre as pessoas e seus meio-ambientes"

No mundo do vinho o termo Terroir é único e identifica a combinação de geologia, variedades de uvas, conhecimento do vinho, de solo, subsolo e microclima.

O requerimento de Borgonha se refere a uma faixa de terra de apenas 60 km, de Dijon a Santenay, que cobre cerca de 1247 diferentes Terroirs no Côte de Beaune e no de Côte de Nuits.

Nesta região estão alguns dos vinhedos mais celebrados do mundo como Gevrey-Chambertin, Montrachet via, Vosnee Romanee e Pommard e Volnay.

A escolha de Borgonha como Patrimônio Cultural da Humanidade aumentaria em 15 a 20 % o turismo, com benefícios culturais e sociais, além do aumento nas vendas e exportações.  

Além de Borgonha, Champagne também postula o mesmo status. Contudo, somente uma região pode representar cada país na Unesco. A decisão final de que região vai representar a França acontecerá em 2013.


Especial:Bordeaux X Borgonha - ADEGA coloca lado a lado as duas principais regiões vinícolas do mundo

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ "Britânicos não entendem nada de vinho", diz pesquisa
+Classificado para a Libertadores, clube de Mendoza brinda com vinho
+ Magnata decide "mudar da água para o vinho"
+ "Ex-bebida de festa", espumante cai de vez no gosto do brasileiro
+ Vale do Napa promete safra 2010 "elegante e equilibrada"



palavras chave

Notícias relacionadas