Vinho - 11.Out - Descoberta

Degustação de vinhos pode ser afetada por iluminação

por Redação

A iluminação pode afetar os resultados de uma degustação? Pode parecer uma pergunta boba, mas um estudo alemão mostrou que sim. Segundo pesquisadores da Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, um grupo de pessoas pode classificar uma mesma bebida de maneira diferente, quando colocado em um ambiente com outro tipo de luz.

Quando os voluntários do estudo eram colocados em um local com iluminação de fundo vermelha ou azul, eles classificavam melhor um determinado vinho. Já quando eram expostos a ambientes com luzes verdes ou brancas, o efeito era contrário: a mesma bebida era julgada como sendo pior.

De acordo com Dr. Daniel Oberfeld-Twistel, um dos especialistas responsáveis pelo estudo, mais testes serão necessários para determinar precisamente qual o efeito que a iluminação pode exercer sobre um indivíduo em uma degustação. Uma das teorias é a de que algumas cores possam deixar as pessoas mais dispostas a classificar melhor um vinho, mas os pesquisadores acreditam que se trata de uma questão mais complexa. Qualquer conclusão que este estudo possa ter, no entanto, certamente revolucionará salas de degustação por todo o mundo.

ESPECIAL: O vinho decifrado por um português - Mário Neves, um dos profissionais mais respeitados de Portugal, oferece uma análise crítica e criativa sobre o mundo do vinho


Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Moët & Chandon lança garrafa exclusiva folheada a ouro

+ Pressionado, Adilson Batista destaca sua paixão pelos vinhos

+ Estudo sobre consumo de vinho e gravidez gera polêmica entre especialistas

+ Vinícola arrecada US$ 30 mil para apoiar luta contra câncer de mama

+ Estudo mostra que café pode diminuir risco de tumor cerebral

palavras chave

Notícias relacionadas