Revista ADEGA
Busca

11.Set - Novos consumidores

Demanda por café deve ser ampliada nos próximos anos


A entrada de novos consumidores nos países emergentes deve gerar a ampliação da demanda por café nos próximos anos. Essa avaliação parte da Organização Mundial do Café (OIC). A instituição revisou o cálculo do consumo mundial do grão em 2008.

Segundo a OIC, o volume de sacas consumidas ao longo do ano passado foi de 130 milhões, 2 mi a mais do que o cálculo havia acusado. Nos últimos oito anos, o consumo da bebida artificial mais consumida no mundo aumentou numa média de 2,4% ao ano.  Essa mudança se deu principalmente devido ao crescimento do consumo nos países exportadores, como o Brasil.

Em longo prazo, a Organização espera um aumento na demanda. Um dos fatores que contribuem para isso é abertura do mercado aos novos consumidores, vindos principalmente dos países emergentes, como é o caso brasileiro e dos também latinos Peru e México. 

A OIC destacou o desempenho melhor do que o esperado nas exportações de 2009. Em julho, o comércio com países de fora cresceu 2,6%, acumulando em 82,3 mi o total de sacas vendidas para fora do país em 2009. A estimativa para a produção mundial no ciclo 2008/09 se manteve nos 127 milhões de sacas, 9 mi a mais do que na temporada anterior.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Consumo de café peruano cresce mundialmente

+ Regiões mineiras produtoras de café registram floradas

+ Indústria cafeicultora conseguiu driblar a crise

+ Cuba quer aumentar a produção de café

+ Estimativa para safra de 2009 chega a 39 mi de sacas

Redação
Publicado em 11/09/2009, às 14h18 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias