Vinho - 21.Jul - Na Espanha

Denominação de Origem é concedida a vinho aromatizado

por Redação

Divulgação
Andaluzia contará com uma nova denominação de qualidade, segundo Boletim Oficial da Junta de Andalucía (BOJA). Trata-se do "Vino Naranja del Condado de Huelva" ("Vinho Laranja do Município de Huelva"), um vinho aromatizado cuja produção, criação e elaboração envolve dez municípios da província de Huelva.

Essa denominação se soma às seis Denominações de Origem (D.O.) vinícolas, a dois Vinhos de Qualidade e 16 Vinhos da Terra já reconhecidos em Andaluzia.

É o primeiro vinho aromatizado com produtos alheios à sua fermentação que obtém uma D.O. na Espanha.

O BOJA também fala sobre as especificações desse reconhecimento de qualidade pela qual se estabelecem características organolépticas e químicas do produto pela denominação, assim como diversos aspectos importantes sobre sua produção e controle.

Basicamente apenas as empresas inscritas no Conselho Regulador das Denominações de Origem "Município de Huelva" e "Vinagre do Município de Huelva" podem produzir a bebida sob essa denominação.

São dez municípios compreendidos na zona de produção desse vinho: Almonte, Bollullos Par del Condado, Chucena, Gibraleón, La Palma del Condado, Manzanilla, Moguer, Rociana del Condado, San Juan del Puerto e Villalba del Alcor.

Quanto às características dos vinhos, observa-se uma tonalidade de mogno escuro, aroma intenso com notas frutadas, especialmente cítricas, e um sabor doce e suave.

Essa bebida é elaborada a partir do vinho branco da própria D.O., presente no produto final em pelo menos 15% do volume. Sua peculiaridade reside no fato de que o vinho é adoçado com mosto de uva e aromatizado por meio de um preparado natural de cascas de laranja.

Durante seis meses, as cascas são maceradas, retiradas do vinho, e esse último inicia um processo de clarificação por decantação e filtração. Finalmente, o vinho envelhece por anos.

OMelhorVinho.com.br - Aproveite e deguste um ótimo vinho branco espanhol!

Mais notícias sobre vinhos...

+ Incêndio em vinícola francesa prejudica produção de vinho da safra 2010

+ Filme francês se passa em vinícola Premier Grand Cru de Saint Emilion

+ Rótulo de vinho de premiada vinícola é simples, elegante e garantiu um sucesso de vendas

+ Fórum tecnológico voltado ao vinho é o primeiro na Europa

+ Casas de leilões têm chineses como principais compradores de vinhos caros

palavras chave

Notícias relacionadas