Vinho - 01.Jul - Polêmica

Denominações de safra 2009 causam polêmica na Espanha

por Redação

O presidente do Conselho de Denominação, José Ramón Meiriño
O presidente do Conselho de Administração da Denominação de Origem de Rias Baixas na Espanha, José Ramón Meiriño, anunciou hoje que o Conselho de Controle decidiu atribuir a qualificação "muito bom" para a safra 2009 produzida na região.

"Nós estamos frente a grandes vinhos, bem estruturados, com qualidades aromáticas bem definidas", disse Meiriño durante um almoço com jornalistas em Madrid. A qualificação foi superior à da safra 2008, mas menor do que a de 2007, quando a produção de Rias Baixas obteve um resultado ''excelente''.

O anúncio causou polêmica entre os críticos do vinho espanhol. Um dia antes, a comissão de críticos do Elmundovino havia classificado a safra 2009 como "medíocre".

Após a declaração do presidente do Conselho, a comissão fez uma crítica às denominações espanholas em seu site: "Na verdade, a maioria das denominações se movem, atualmente, entre o ''muito bom'' e o ''excelente''. Se algum dia essa classificação mundial teve sentido e se já foi possível, com uma ou duas palavras, descrever milhares de hectares e dúzias de adegas, agora já não o é mais".

Meiriño, entretanto, afirma que o Conselho procurou "realmente avaliar a colheita e ser muito justo com o resultado, para não induzir o consumidor ao erro".

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Inverno ajuda a consolidar o Vale dos Vinhedos como atração turística

+ Mudam as regras para denominação dos vinhosBeaujolais
+Bilionários escoceses produzem vinho em ilha do Canal da Mancha

+França e Chile são os grandes premiados em festival em Bordeaux

+ Chateaux em miniatura se tornam decoração de armários para vinhos

+ Bordeaux 2009 atinge preços recordes

palavras chave

Notícias relacionadas