Revista ADEGA
Busca

Vinho - 10.Set

Depois de seis anos, St. Emilion apresenta nova classificação para châteaux


Depois de seis anos, St. Émilion anunciou sua nova classificação de produtores. O INAO (Institut National des Appellations d'Origine), responsável pelas apelações de origem francesas, anunciou a lista no último dia 6 de setembro.

divulgação

O instituto analisou 96 châteaux a partir de uma série de testes e degustações e os separou em três classificações. Foram 64 châteaux classificados em Grand Crus, 18 como Premier Grand cru, e 4 - Angélus, Ausone, Cheval Blanc e Pavie - como Premier Grand Cru Classe A, tudo isso tendo em vista a extensão de sua reputação e do potencial excepcional envelhecimento de seus vinhos, como explicou o órgão em um comunicado.

Em 2006, o INAO teve problemas legais ao tentar implantar novas classificações. Alguns produtores alegaram não entender o modo de avaliação e queriam explicações do comitê de avaliação. A classificação foi anulada e, para evitar outros problemas, o instituto trouxe membros de sete diferentes comitês avaliadores das regiões Borgonha, Vale do Rhône, Champagne, Vale do Loire Valley e Provença.

Para todos a maior surpresa foi classificação dos châteaux Pavie e Angélus na melhor categoria, junto com Château Ausone e Château Cheval-Blanc. Gerard Perse, proprietário do Pavie, conta que quando recebeu o aviso não conseguia acreditar. "Quando abri a carta naquela manhã minhas mãos tremiam. Foi um momento de muita emoção. Sentei-me e fiquei pensando na minha jornada e em todas as pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Não fiz isso sozinho", disse ele.

Não há um número exato para cada classificação. Os avaliadores usaram critérios como degustação, reputação, características do vinhedo e infra-estrutura, viticultura e enologia para a classificação.

Mais notícias sobre vinhos...

Mercado de vinhos pensa em nova lei para investimentos seguros
Instituto Master of Wines apresenta três novos membros
Novo documentário mostra colheita da safra 2011 em Borgonha
Empresário chinês conta seus planos para o Châteaux de Gevrey-Chambertin
Acker promete coleção extraordinária de champanhes para próximo leilão

Redação
Publicado em 10/09/2012, às 10h42 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h48


Mais Notícias