Vinho - 24.Jan

Desenvolvimento urbano ameaça região vinícola que pertenceu a Dante Alighieri


Um enólogo descendente do poeta Dante Alighieri pressionando o governo local de Veneto para proteger Valpolicella da expansão urbana. O conde Pieralvise Serego Alighieri, proprietário de Serego Alighieri, disse que a combinação de normas de planejamento negligentes e o crescimento da população está colocando a propriedade em risco.

divulgação

Junto com outros produtores e ambientalistas, ele apresentou ao governo um apelo que exige um congelamento imediato da construção de casas, fábricas e parques industriais na área em torno de Valpolicella.

O apelo acrescenta que, como a população do vale dobrou nos últimos 25 anos, para mais de 70.000, a paisagem está em risco. Alighieri disse ao The Daily Telegraph que a área merecia mais cuidado por conta do seu património nos vinho e a fama. "Ainda é um pequeno paraíso, mas o nível de desenvolvimento é muito alto", declarou ele.

A família Alighieri vive na região hpa mais de 20 gerações, desde que o poeta foi exilado de Florença em 1301 e se mudou para Verona, recusando-se a retornar mesmo quando recebeu  anistia em 1314.

Mais notícias sobre vinhos...

Norte-americanos incorporam cada vez mais vinho ao cotidiano
Faleceu Shirley Sarvis, uma das pioneiras em hamonização de vinhos
Indústria brasileira de vinhos irá crescer 20% em 2013
Região pede ajuda legal para uso exclusivo de nome em rótulos
Novo Pinóquio tem paisagem inspirada nos vinhedos da Toscana

Da redação

Publicado em 24 de Janeiro de 2013 às 08:57


Notícias