Vinho - 08.Fev - Atrativas

Design de etiquetas ajuda na venda dos vinhos de Rioja


Quem diz que as aparências não importam, não conhece a realidade atual. Segundo a EFE, o desenho da etiqueta dos vinhos de Rioja está se tornando essencial nas vendas. Por isso, muitas bodegas espanholas estão rompendo com as antigas tradições e começando a utilizar desenhos mais inovadores.

Um trabalho realizado pelo Centro Integral de Desenho de La Rioja (CEDIR), afirmou que as etiquetas estão se tornando "vendedoras silenciosas" de vinho. Sendo assim, cada vez mais bodegas utilizam designs inovadores para seus vinhos jovens.

Segundo Miguel García, responsável pelo CEDIR, atualmente existem etiquetas específicas para determinados mercados, que jogam com tipografias distintas, além de cores e formas, a fim de ganhar a atenção do consumidor. As etiquetas se tornaram um item tão importante, que algumas garrafas estão sendo colocadas no mercado com rótulos em Braille.

José Miguel Arambarri, um dos que implementaram esse novo modelo de rótulos, afirma que o desenho da etiqueta é "um fator intrínseco que transmite o que está dentro da garrafa", e por isso é importante que seja bastante atrativo.  

O projeto de atualização das etiquetas está dando tão certo que algumas vinícolas de Rioja já estão investindo num trabalho de redesenho da marca, através de mudanças na tipografia e atualização das informações presentes nos rótulos, acrescentando dados sobre a região ou sobre a uva em questão.

O presidente da D.O de Rioja, Víctor Pascual Artacho, afirmou que este trabalho visa projetar aos consumidores uma imagem de região "inovadora e em constante evolução".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ O Melhor Vinho do dia: Calorão!
+ África do Sul está reduzindo o peso de suas garrafas
+ O Melhor Vinho do Dia: Ao recorde no consumo de energia
+ Importadora de David Murray compra Cockburns of Leith
+ Resveratrol tem ação protetora nos pulmões

Da redação

Publicado em 8 de Fevereiro de 2010 às 14:07


Notícias