Vinho gelado

Dicas para resfriar seu vinho

Instruções simples e práticas para chegar a temperatura ideal do vinho

por Arnaldo Grizzo

Veja o tempo que você deve deixar seu vinho (que estava em temperatura ambiente) dentro da geladeira, freezer ou balde de gelo antes de servir para que ele fique na temperatura ideal.

TIPOGELADEIRAFREZERBALDE DE ÁGUA COM GELO
EspumanteDe 2h30 a 3 horasDe 20 a 30 minDe 10 a 20 min
Brancos e RosésDe 2 horas a 2h30De 20 a 25 minDe 7 a 15 min
TintosDe 30 a 45 minDe 5 a 10 minDe 3 a 5 min

* Brancos doces tendem a seguir o esquema dos espumantes; e fortificados acompanham o tempo dos tintos.

Leia também:

Como resfriar bebidas mais rapidamente?

Qual a temperatura ideal para o vinho laranja?

+ Como alcançar a temperatura correta de serviço do vinho

Dicas

Depois de resfriado, é bom lembrar que, ao entrar contato com a taça e o ar, o líquido vai começar a esquentar novamente, aos poucos, para entrar em equilíbrio com a temperatura ambiente. Por isso, é interessante começar o serviço com uma temperatura levemente mais baixa do que a ideal, assim, lentamente, o vinho vai atingir o patamar correto.

Sem usar termômetro, como saber se a temperatura está ideal? Provando. Você pode fazer seus empirismos. Pegue um vinho, resfrie-o um pouco mais do que imagina que seja o ponto ideal, coloque na taça e vá provando aos poucos, conforme a temperatura do líquido sobe. No começo, ele provavelmente estará duro na boca e fechado no nariz. Com o tempo, vai começar a desprender os aromas e suavizar o palato. Haverá um ponto de equilíbrio, em que boca e nariz estarão em conformidade. Depois, mais quente, esse equilíbrio se perde. Faça o teste.

Seu vinho gelou demais, e agora? A primeira resposta seria: paciência. Aguarde a bebida voltar ao ponto correto naturalmente. Se a diferença de temperatura for pequena, uma dica é servir um pouco de vinho na taça e segurá-la pelo bojo entre as mãos por alguns segundos ou minutos. O calor da mão ajudará a esquentar o líquido. Precisa de algo um pouco mais ágil? Coloque a garrafa dentro de um balde de água a 21o C e, dentro de 10 minutos, um vinho a 15o C irá a 18o C. Ainda há a opção de decantá-lo em recipiente que foi lavado com água quente. No entanto, não use nada com calor excessivo. Altas temperaturas, mesmo que por pouco tempo, podem prejudicar muito um vinho.

palavras chave

Notícias relacionadas