Adega Responde

Como resfriar bebidas mais rapidamente?

Para os vinhos tintos alguns minutos na geladeira já são suficientes para chegar na temperatura perfeita


Chegar à temperatura ideal para desfrutar de um vinho tinto que você pegou na prateleira do supermercado é muito mais fácil que no caso de um branco e um espumante, isso porque, basicamente, a temperatura de serviço dos tintos é mais elevada que dos outros dois tipos. Então, bastam mesmo alguns poucos minutos na geladeira e você já pode abrir seu tinto.

Mas se você está com pouco tempo para aguardar seu vinho resfriar para poder apreciá- -lo, há algumas alternativas para acelerar o processo. A primeira delas seria pôr um pano úmido em volta da garrafa e colocá-la no freezer por cerca de 10 minutos. No mercado há algumas “jaquetas” de vinho que não apenas ajudam a manter a temperatura após ele já ter sido resfriado, como também são capazes de auxiliar no resfriamento mais rápido da bebida.

Outra ótima alternativa é usar o bom e velho balde com gelo. No entanto, para que esse processo seja mais rápido e eficiente, você deve acrescentar água já gelada e, se possível, gelo picado em pedaços menores. Outro detalhe: coloque álcool e bastante sal grosso. Essa mistura é capaz de fazer a temperatura cair muito rapidamente e gelar os vinhos em minutos.

Nesses dois casos, garrafa embrulhada no freezer ou balde com gelo e sal, em cerca de 15 minutos você terá, por exemplo, um espumante no ponto ideal, mesmo que antes disso ele tenha estado em temperatura ambiente.

Da redação

Publicado em 24 de Novembro de 2018 às 15:00


Notícias Bebida gelada Vinhos Espumantes

Artigo publicado nesta revista

CROFT 430 ANOS

Revista ADEGA 156 · Outubro/2018 · CROFT 430 ANOS

VERTICAL COM SAFRAS HISTÓRICAS