08.set - Catedral quer abrir bar de vinhos

Diretor da paróquia inglesa cria planos para conseguir fiéis

por Redação

Divulgação
Catedral Birmingham

A catedral de Birmingham, no norte da Inglaterra, está planejando abrir um bar de vinhos para tentar atrair fiéis. O projeto é do recém contratado diretor de eventos da paróquia, Mark Hope-Urwin, que abandonou o cargo de executivo na famosa loja de departamentos inglesa John Lewis para trabalhar com a catedral.

Localizada no norte da Inglaterra, catedral de Birmingham poderá ter bar de vinhos se idéia for aprovada em assembléia. Em entrevista à BBC Brasil, o decano assistente, Peter Howell Jones, afirmou que o plano ainda está no estágio inicial e que a viabilização do projeto irá depender de questões econômicas e da aprovação da assembléia da catedral.

Ele explica ainda que a idéia de abrir um bar de vinhos faz parte de um processo maior que pretende atrair mais fiéis para a igreja e seria também uma forma de arrecadar fundos para a paróquia.

"Estamos pensando em como receber melhor as pessoas e fazer com que a catedral passe a fazer mais parte da vida da comunidade", disse ele à BBC Brasil. Ele conta que, desde que o projeto se tornou público depois da publicação de algumas reportagens na imprensa britânica, a congregação ficou animada com a idéia. "Não houve nenhuma reclamação dos membros de nossa congregação. Eles na verdade acham que é muito engraçado", afirmou.

Howell-Jones disse ainda que a catedral de Birmingham já realiza missões em pubs próximos à paróquia e serve vinho em alguns de seus eventos. Segundo ele, não há "nenhum antagonismo em servir bebidas alcoólicas em catedrais anglicanas". O decano assistente cita ainda que algumas catedrais, como a de Lichfield, também ao norte do país, produzem vinhos.

A idéia, no entanto, parece não agradar a todos. Em entrevista ao jornal britânico "Daily Telegraph", o secretário-geral da Church Society, reverendo David Philips, afirmou que "abrir bares que servem vinho não parece um modo apropriado de gerar dinheiro".

Fonte: Folha OnLine

palavras chave

Notícias relacionadas