Vinho - 04.Abr - Sustentabilidade

Dois vinhos de Bordeaux recebem certificado orgânico e tornam-se pioneiros na região

por Redação

Em um mundo cada vez mais preocupado com as questões ambientais, dois vinhos de Bordeaux, na França, tornaram-se os dois primeiros Grand Crus Classés da região a receber um certificado Orgânico da Agence Bio (AB).

O Château Pontet (Pauillac) recebeu o selo, que atesta a qualidade dos vinhos orgânicos - bem como seus meios de produção -, para a sua safra de 2010, enquanto o Château Guiraud (Sauternes) levará a qualificação em sua safra de 2011.

Guiraud, por sua vez, também aproveitou para anunciar que colocará o selo "Bio" em seus rótulos ao lado do já existente termo "BioViticulture", que mostra a preocupação ambiental de sua produção. "O orgânico é só um ponto de partida para a gente. Queremos mostrar claramente que apoiamos a biodiversidade, reciclagem da água, redução da emissão de carbono e tudo que se refere à vitivinicultura sustentável", declarou ao site da revista Decanter o presidente da vinícola, Xavier Planty.

Além dos dois vinhos pioneiros, outros dois também estão na "fila" para receber o selo orgânico da Agência reguladora. São eles o Château Climens (Sauternes) e o Château Sénéjac (Haut Médoc), que estão em processo de conversão para transformarem suas produções em orgânicas.

Até o final de 2010, 3024 propriedades de todo o planeta já estavam registradas com o certificado orgânico da Agence Bio.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos:

Ícone do vinho mundial, italiano Angelo Gaja será homenageado em jantar em São Paulo
Amante de vinhos, Obama degustou rótulos brasileiros durante visita ao país
Empresa lança lanterna acoplável à garrafa para ajudar a servir vinhos no escuro

Evento em Nova York celebra os vinhos e a gastronomia espanhola

Agência inova e lança rótulos de vinhos inspirados nos 7 pecados capitais

palavras chave

Notícias relacionadas