Às compras

Edição especial de Vinho do Porto será leiloada

Venda será realizada em fevereiro na capital inglesa

por Redação

Londres vai ser palco, no próximo dia 18 de fevereiro, de um leilão de Vinho do Porto com características muito especiais. Serão colocadas à venda 468 garrafas (em lotes de 12) de Fonseca 1963, um das edições mais icônicas da casa.

Há por trás dela uma característica particular: ter sido engarrafada na Grã Bretanha. Desde 1974 o Vinho do Porto não pode ser exportado a granel, mas em 1966 uma pipa foi adquirida por uma família britânica, que depois a engarrafou e guardou em sua adega.

Agora, uma parte significativa das 700 garrafas vai ser leiloada pela Bonhams. Espera-se que cada caixa de 12 garrafas atinja um preço entre 1400 e 1600 libras (cerca de 1900 euros). O valor deve garantir um lucro considerável aos proprietários, já que a pipa foi adquirida originalmente por 252 libras.

O Fonseca 1963 é considerado um dos mais emblemáticos Vinhos do Porto do século XX. O atual diretor técnico e enólogo da Fladgate Partnership (empresa que detém a marca), David Guimaraes, diz “É a minha grande referência. Foi feito pelo meu pai, Bruce. Se algum dos Vintage que eu fizer durante a minha carreira for tão espetacular como este ao fim de 50 anos, então ficarei feliz com o meu trabalho”.

palavras chave

Notícias relacionadas