Revista ADEGA
Busca

Vinho - 05.Ago - Questão ambiental

Em defesa da cortiça, organização lança projeto de reciclagem


Outra campanha está sendo lançada em defesa das rolhas de cortiça. No entanto, ao invés de pesados investimentos em publicidade, esse projeto está fazendo diferença em algo de grande relevância: o meio ambiente.

Segundo a organização Cork Quality Council, cerca de 13 bilhões de rolhas são utilizadas por ano em todo mundo. Desse número, apenas um terço é reciclado. De acordo com os dados, existe quantidade suficiente de rolhas de cortiça já usadas para tampar cada garrafa de vinho consumido nos Estados Unidos durante os próximos 100 anos.

Pensando nessa questão, Patrick Spencer fundou a Corck ReHarvest em 2008. Sediada em Salem, no estado de Massachusetts, a organização tem um projeto fácil e eficiente: reciclar as rolhas de cortiça. Para fazer o programa dar certo, Spencer fez diversas parcerias com vinícolas, lojas da região e com as fábricas da própria cortiça.

A idéia é que os consumidores levem suas rolhas usadas para as lojas e que de lá, elas sejam encaminhadas para as fábricas, onde serão moídas e misturadas a papéis de jornal e se transformarão em caixas de transporte de vinho.

Decoração ecologicamente correta: mesa feita de rolhas de cortiça recicladas
Como a rolha fica contaminada assim que a sua garrafa é aberta, ela não pode ser reutilizada em outros frascos, mesmo depois de passar por um processo de reciclagem. No entanto, de acordo com Spencer, a cortiça pode ter uma série de outras utilidades, como na fabricação de sapatos e embalagens, entre outras coisas.

Apesar das tampas de plástico e de alumínio serem mais baratas, a maioria dos enólogos ainda utiliza a cortiça. Segundo o proprietário da vinicola Sokol Blosser, isso acontece por ela ser renovável, sustentável e ainda uma fonte de renda para pessoas da região do Mediterrâneo, onde os sobreiros crescem. "É um dos poucos recursos renováveis que temos disponíveis na indústria do vinho", disse ele.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ American Airlines ganha prêmio por sua seleção de vinhos

+ Cono Sur utilizará riquixás como transporte para evento em Londres

+ Festival na França conta com The Cranberries e vinhos Bordeaux

+ Programa emprega adultos autistas na indústria de vinhos da Califórnia

+ Ozônio pode ser alternativa ecológica na produção vitivinícola

Redação
Publicado em 05/08/2010, às 08h44 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h47


Mais Notícias