Vinho - 05.Out - Praga

Em época de colheita, coelhos atacam produção em Bordeaux

por Redação

A casca fina das uvas é apenas um dos problemas que Bordeauxterá que enfrentar nesse tempo de seca. A escassez de chuva e as temperaturas elevadas trouxeram também a maior praga de coelhos que a região francesa já viu nos últimos anos.

A campanha da safra 2010 começou na semana passada em Médoc e muitos vinicultores já relataram perdas consideráveis de suas produções, por causa dos pequenos roedores.

"Mais de 15% de nossa cultura foi engolido pela gangue do Perna-Longa", desabafou Bruno Von der Heyden, vinicultor do Château Malleret, em seu blog. Uma vizinha de Heyden disse que, apenas em sua propriedade, ela capturou cerca de 500 coelhos.

Os produtores estão realmente bravos porque os animais estão escolhendo as melhores uvas para devorar. "Eles não comem qualquer fruto, eles vão atrás apenas dos maduros", reclamou a vinicultora Martine Cazeneuve.

Aparentemente, o tempo seco foi o fator primordial para que essa praga de orelhas compridas se espalhasse pela região. Esse clima fez com que uma doença que normalmente diminui a população de coelhos nessa época do ano parasse de se espalhar. Além disso, algumas das plantas que eles estão acostumados a comer não resistiram às altas temperaturas, o que está "forçando" os pequenos animais a comerem as uvas.

ESPECIAL: Da videira ao vinho - Perde-se nas areias do tempo a origem do cultivo da videira, mas seu ciclo - hoje bem conhecido - pode determinar a qualidade de um vinho

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

Gigante do vinho aposta em energia sustentável na Califórnia

+ Safra 2010 parece excelente, mas teor alcoólico preocupa Bordeaux

+ Novo dispositivo mostra que Pinot Noir é a casta mais benéfica à saúde

+ L

eilão em Hong Kong arrecada mais de 13 milhões de dólares

+ Mulher encontra sapo em garrafa de vinho e processa supermercado

palavras chave

Notícias relacionadas